quarta-feira, 19 de maio de 2010

"Cale a Boca igreja Católica"

Parece que a liberdade de expressão é defendida para quase todos os setores da sociedade, menos para um, para a Igreja Católica.
Dom José Francisco Rojas , Bispo de Cartago na Costa Rica, foi reprimido pelo Supremo Tribunal Eleitoral, através de uma resolução, para que não exorte mais os fiéis católicos sobre propostas políticas dos candidatos à presidência do país.
Após o Bispo ter alertado para que não votassem em candidatos que apresentassem ameaças aos valores cristãos, o Tribunal Eleitoral aceitou um recurso eleitoral contra Dom José.
Na sentença está:
“Este Tribunal, de acordo com os comandos constitucionais que regem a matéria, é obrigado a intimar o recorrido, Dom Ulloa, para que evite exortar de maneira expressa os paroquianos, de forma que eles recusem o exercício do voto quando as propostas de ordem política que fazem os candidatos não estiverem de acordo com as ideologias religiosas preceituadas pela Igreja”
A conferência dos Bispos da Costa Rica se pronunciou oficialmente contra a resolução, defendendo a liberdade de expressão:
“A resolução supracitada prejudica a liberdade de expressão, como direito humano fundamental defendido em toda sociedade democrática (…); esta exceção à liberdade de expressão, contemplada no art. 28, §3º, da Constituição, é uma discriminação odiosa que carece de reforma para adequá-la à doutrina universal dos direitos humanos.”
Os bispos se solidarizam, “no espírito de comunhão que nos encoraja”, com Dom José Francisco Ulloa Rojas, “neste momento e nas ações que promove em defesa dos direitos fundamentais, contra as instâncias e organismos competentes”.
A Igreja da Costa Rica pede o cumprimento dos direitos humanos e naturais.
Estamos presenciando a imposição da laicidade e sua incapacidade de aplicar normas coerentes para todos, na tentativa de calar a boca da Igreja Católica.
Perseguindo a fé perderam o bom senso, e não consideraram que a lei divina está intrinsecamente unida à natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário